Cinco curiosidades sobre a vida de BBKing, o rei do Blues

Astro foi um dos melhores guitarristas do mundo. Siga o exemplo dele e aprenda a tocar guitarra aqui na Sonline!

Músico BBKing, o rei do Blues, tocando guitarra
O músico BBKing é considerado o rei do Blues

Guitarra é com ele mesmo. O músico BB King, que faleceu em 2015 aos 89 anos, é o maior expoente do Blues no planeta. Foi apontado como um dos três melhores guitarristas do mundo, ao lado de Eric Clapton e Jimi Hendrix, pela revista norte-americana Revista Rolling Stones.

Uma de suas marcas registradas eram os solos de guitarra, que desempenhava com magistral desenvoltura. Ganhador de 15 prêmios Grammy, tem diversas curiosidades interessantes ao longo de sua carreira. A Sonline separou as cinco principais para os nossos fãs de guitarra:

Lucille, a guitarra

Sua guitarra tinha este nome porque, em 1948, em uma apresentação em Twist, no estado de Arkansas, dois homens brigaram e acabaram derrubando um galão de querosene, o que provocou um incêndio no local. BB King já estava fora da casa de show quando voltou para salvar sua guitarra. Ele soube depois que o motivo da briga tinha sido uma mulher chamada Lucille. Batizou sua guitarra com este nome para se lembrar de nunca brigar por uma mulher.

O nome verdadeiro de BB King era Riley Ben King. Ao participar de programas de rádio em Memphis, ele ganhou o nome artístico de Blues Boy King, que depois foi abreviado para BBKing.

BB King nasceu em 16 de setembro de 1925 no estado do Mississippi, sul dos Estados Unidos, em uma fazenda de algodão. Aos 9 anos, vivia sozinho e colhia algodão para se sustentar. Começou a tocar na rua, para ganhar alguns centavos.

Músico BB Bing de terno, óculos escuros e guitarra no colo
BB Bing e sua guitarra Lucille

A morte do Rei

O músico morreu em Las Vegas, em 14 de maio de 2015, aos 89 anos. Ele sofria de diabetes tipo 2. Em 60 anos de carreira, gravou mais de 50 álbuns.

O professor de King

Quem ensinou BBKing a tocar foi seu primo, Bukka White, renomado guitarrista da região.
Seu primeiro grande sucesso nacional foi “Three o’clock blues”, que estourou na década de 50. A partir de então, o músico bombou e começou a fazer apresentações sem parar. Em 1956 sua banda chegou a fazer 342 apresentações. Quer conhecer mais sobre a vida desse astro? Clique aqui. Ou quem sabe você se animou para aprender a tocar guitarra? Então saiba mais aqui.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.