O gênero que transformou o cenário musical no Brasil

Entenda como foi originada a MPB e porque que ela representa a construção da música brasileira.

A Música Popular Brasileira, mais conhecida como MPB, nasceu em meados da década de 1960 para transformar o cenário musical brasileiro. Em forma de manifestação cultural a MPB se difundiu, a princípio, a partir da junção da Bossa Nova e da música folclórica.

Ilustração com artistas da música popular brasileira.

Além da mistura entre estilos brasileiros, a Música Popular Brasileira também teve influência da cultura portuguesa devido aos instrumentos que foram trazidos pelos colonizadores. A cultura francesa foi responsável pela manifestação das quadrilhas e danças em pares, representando uma alegoria às danças da corte francesa.

Devido à essa miscigenação pode-se dizer que a MPB é o estilo musical que mais representa o brasileiro, não por ter nascido no Brasil, mas por ser rico de culturas e ter uma identidade própria por conta de suas diversas origens.

Grandes nomes da MPB

Não se pode falar de Música Popular Brasileira sem citar os grandes nomes responsáveis pela relevância desse movimento. Chico Buarque, Elis Regina, João Gilberto, Tom Jobim e Caetano Veloso são apenas alguns dos grandes artistas que se arriscaram e fizeram a MPB acontecer.

Inicialmente como manifestação cultural e política, a MPB era caracterizada por músicas sobre o contexto político da época ou sobre o Brasil e suas belezas. Muitas vezes representando a resistência de jovens universitários, com o tempo surgiu a Tropicália – movimento proveniente da música popular brasileira.

Instrumentos utilizados

Todo o tipo de instrumento sempre coube em melodias da MPB, mas você sabia que o protagonista desse gênero é o violão? Por se encaixar facilmente em diversos estilos musicais esse instrumento se destaca na MPB justamente pelo fato de ser um ritmo híbrido.

E aí? Que tal aprender a tocas suas músicas preferidas da MPB? Conheça os nossos serviços e aproveite um mês grátis!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.