Como tocar violão: o que você precisa saber para começar

Está procurando curso para iniciantes? Aqui damos dicas importantes pra você que é músico de primeira viagem

Moço tocando violão
O primeiro passo é definir o estilo de música que quer tocar. A partir daí você escolhe o violão ideal pra você.

Bateu aquela vontade de aprender a tocar violão? Se você nunca teve contato com um violão antes, aqui vão algumas dicas do que precisa fazer antes de começar a estudar.

Defina seu estilo

Que estilos musicais você pretende tocar? Isso fará toda a diferença na hora de escolher que violão comprar. Há diversos modelos no mercado para diversas finalidades e usos. O violão Jumbo, por exemplo, são violões com uma caixa acústica maior, o que proporciona um volume mais alto de som e timbre mais grave. Mas existem outros modelos, como o violão clássico, o flat, o folk e o thin. A escolha interfere no som emitido pelo instrumento. Quer saber mais sobre este assunto? Clique aqui.

Espessura faz diferença

Quanto mais fino o violão, mais perto ele fica do seu corpo, o que facilita tocar, porque é mais confortável. Quanto mais “gordinho”, mais desconfortável fica pra quem toca. A altura do aluno também influencia. Crianças e adolescentes precisam comprar violões menores.

Importante também prestar atenção no material das cordas. As de nylon são mais macias e mais recomendadas aos iniciantes, pois machuca menos os dedos. Existem também as cordas de aço.

Violão pintado e colorido com a frase Dream of Love
Depois que você já estiver craque no violão, que tal ter um estiloso como esse da foto?

A base é a mesma, pra todo mundo

O começo pode ser difícil, mas não desanime. Você vai demorar um pouco até adquirir as técnicas necessárias. Mas todos os músicos passaram por isso, desde os feras até os não profissionais. O começo é o mesmo, pra qualquer pessoa.

Organize-se para estudar

Aprender violão exige dedicação diária, mas você não precisa de horas por dia. Organize-se para estudar por volta de 20 minutos por dia. O importante é ter frequência e comprometimento para avançar no aprendizado.

Com ou sem palheta?

Você pode optar por tocar com palheta ou não. A palheta é usada para tocar ritmos mais agitados e, geralmente, para cordas de aço. Sem palheta é possível utilizar mais técnicas. Clique aqui para saber qual palheta utilizar.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.